Nos treinamentos que ministro, uso a sequência abaixo para responder.

PRIMEIRO pergunto…Por qual motivo o cliente exige mais? Normalmente as pessoas dizem que o cliente nunca está satisfeito ou que o “pessoal” da Qualidade sempre está exigindo mais e mais.

DEPOIS respondo com um exemplo:
João trabalha em uma fábrica de sapatos, e reclama que as exigências sobre a Qualidade aumentam o tempo todo. O que João não percebe é que as exigências aumentam por “culpa” dele.

MAS, como assim?
Muito simples, pois João, enquanto consumidor de sapatos, exige cada vez mais, buscando detalhes durante uma compra. Com isso a loja de sapatos exige mais do distribuidor, que, na sequência, exige mais da fábrica de sapatos, que é onde João trabalha.

Concluindo e respondendo ao questionamento inicial, O CICLO CONTÍNUO DE MELHORIA DA QUALIDADE constantemente é provocado por TODOS. Muitas vezes estamos impactando a nossa própria rotina de trabalho quando “cobramos” por um serviço melhor. Este ciclo é de uma utilidade enorme para o desenvolvimento técnico das empresas e das pessoas.

PENSE NISSO…

Nota: a descrição acima é sobre um dos itens que pode provocar o aumento dos requisitos.