Existem muitas ferramentas consagradas que funcionam perfeitamente para resolução de problemas. Isto é um fato incontestável.

Além de ter a disciplina para a aplicação da ferramenta que você domina, alguns fatores são vitais e comuns para o sucesso:1) Os dados e as informações qualitativas devem ser corretos, portanto, cuide muito bem das pessoas que geram as informações e os dados.
2) Cuide da confiabilidade metrológica do seu sistema. Medições devem ser precisas e confiáveis.
3) A partir dos itens 1 e 2 OK, a experiência industrial mostrou que a maioria dos problemas são resolvidos por ferramentas simples. Se você exagerar na complexidade da ferramenta utilizada, trará um excesso de análises e documentações que não agregarão valor.
4) Determinar a ferramenta correta para cada situação, e até o nível de utilização desta ferramenta, é um conhecimento adquirido com a prática do dia a dia, enfrentando problemas reais sob a pressão do resultado.

Conte com a Qualid para ajudar a sua empresa nesta tarefa de resolver as causas dos problemas com a dose certa de recursos, envolvendo as pessoas e definindo os padrões de manutenção da qualidade.