Atuo na área industrial há 30 anos. Desde 1995, sou
gestor. Acertei, errei, ajudei, fui ajudado, e ainda
estou aprendendo.

Compartilho com vocês algumas lições que aprendi e
procuro praticar:

1) Busque as suas metas com disciplina.
2) Seja justo, pois você é responsável por pessoas.
3) Pense antes de agir.
4) Aprenda a conviver com o peso das suas decisões.
5) Não é vergonha dizer “Eu não sei”.
6) Se errou, admita e aprenda.
7) Seja transparente.
8) Se for trocar a estratégia, explique os motivos.
9) Seja um bom exemplo.
10) Aprenda com os líderes que tiver ao longo de sua carreira. Por vezes serão maus exemplos, mas sempre aprenda, mesmo que seja para não repetir.
11) Valorize a experiência. As melhores equipes são uma mistura da experiência com a juventude.
12) Aprenda com os seus liderados.
13) Dê crédito a quem resolveu o problema.
14) Respeite as pessoas.
15) Busque conhecimento.
16) Compartilhe seu conhecimento.
17) O atrito constante não resolve…uma conversa franca resolve.
18) Forme a próxima geração de líderes. Mas deixe eles errarem, pois somente assim vão realmente aprender.
19) Procure equilibrar a sua vida pessoal com a profissional. Não deixe para lembrar disso quando for muito tarde.