Controle Estatístico do Processo (C.E.P.)

  • Os resultados provenientes da implementação do CEP estão relacionados à capacidade de antecipar ações para evitar perdas e não conformidades. Pode ser encarado como um dos maiores contribuintes para a geração de ações preventivas no Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa, trazendo desta forma aumento da rentabilidade do negócio e fidelização dos clientes.
  • A estatística é uma área do conhecimento que utiliza teorias probabilísticas para explicação de eventos, estudos e experimentos.
  • Tem por objetivo obter, organizar e analisar dados, determinar suas correlações, tirando delas suas consequências para descrição e explicação do que passou e previsão e organização para o futuro.
  • A estatística pode ser pensada como a ciência de análise e/ou de aprendizagem a partir de um conjunto de dados e que fornece métodos para auxiliar o processo de tomada de decisão na presença de incerteza.
  • O CEP constitui uma ferramenta chave para o entendimento da variabilidade dos processos de trabalho e para o aumento do sucesso na tomada de decisão.