
- Os resultados esperados de um Controle da Qualidade de Produto e Processo ocorrerão a partir da redução nas perdas originadas quando somente controlamos o produto, pois, quando um produto final é reprovado, toda os custos já estão apropriados neste produto. Controlando o processo, você reduzirá a probabilidade de falha no produto final.
- O Controle da Qualidade compreende as atividades planejadas e sistemáticas de um Sistema de Gestão da Qualidade que proporcionam a garantia de que o produto ou serviço atenderá aos requisitos do cliente.
- Na maioria dos casos, somente os produtos são controlados, o que caracteriza uma garantia para o cliente, porém, em muitos casos, representa um custo elevado para o negócio.
- Utilizar o Controle da Qualidade como um dos agentes de equilíbrio entre os requisitos do cliente e o resultado esperado para o seu negócio deve ser o seu objetivo. O Controle da Qualidade deve ser o grande provedor de dados confiáveis para as ferramentas de Melhoria Contínua.
- Para atingir este equilíbrio, o Controle da Qualidade deve ser expandido para as variáveis do processo, com a criação de sistemáticas para coletas de informações, definições de limites e auditorias de parâmetros de processo. Desta forma, você estará atuando em controles preventivos.